Apresentação do Projecto "Cultiva a Leitura"

Foi apresentado hoje, dia 14, terça-feira, no Posto de Turismo de Luso, o novo projeto da Junta de Freguesia, intitulado “Cultiva a leitura com…”. Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia de Luso, explicou que o objetivo é levar a leitura a todas as pessoas, porque “não só de obras físicas se faz uma freguesia, mas também de cultura”.
O presidente anunciou ainda que a biblioteca vai reabrir e, estando a funcionar no edifício do Posto de Turismo de Luso, estará aberta nos seus horários, isto é, todos os dias das 9h às 17h30. Esta abertura vem acompanhada de um protocolo com a autarquia para a troca de livros, no entanto a Junta de Freguesia vai ainda adquirir alguns.
Todos os anos o projeto terá um autor em destaque, para o ano de arranque o escolhido é José Luís Peixoto, isto por ser um escritor com muito apego à sua terra e suas gentes, bem como o seu o facto de o seu sentido de comunidade ser muito forte.
Arlete Gomes, mentora do projeto, explicou que é um projeto para a comunidade e baseado na união, partilha e vontades entre todas as entidades envolvidas. Para melhor explicar leu o texto “Uma casa cheia de livros”, do livro “Abraço” de José Luís Peixoto.

“Devemos muito aos livros e à leitura e, por isso, neste projeto vamos fazer com que os livros não se diluam na prateleira. Vamos, então, ensinar o prazer de ler e incentivar à leitura”, disse Arlete.
Dentro das atividades planeadas está o Cantinho da Leitura, com o apoio das entidades parceiras (Fundação Mata do Bussaco, Fundação Luso, Atlético Clube do Luso, Luso Ténis Clube, Centro Escolar do Luso e o Centro Melo Pimenta) que se baseia na leitura de um texto de cerca de cinco minutos e a partilha de ideias do mesmo. Os Encontros Improváveis, uma série de marcadores de livros que estarão espalhados pelo Luso com excertos de todas as obras de José Luís Peixoto, numa ideia de levar a leitura às pessoas. Serão ainda dinamizados concursos de fotografia, desenho e escrita, em que a população não só participa como é chamada a escolher e participar na eleição dos vencedores. A reabertura da biblioteca no Posto de Turismo de Luso serve não só para trazer este novo serviço à população como também para voltar a atrair as pessoas para o edifício.

No verão serão organizadas bibliotecas na rua e outras atividades, muitas integradas na programação da animação de verão no Luso. O Círculo de Livros, em que a ideia de trocarmos o livro que já não queremos por outro ou ainda a recolha de livros doados pela população para a construção de uma árvore de Natal e posterior doação dos mesmo a uma instituição, são outras das ideias. No fundo, o objetivo é incentivar a leitura, promovendo hábitos da mesma.

Notícia publicada no Jornal da Mealhada a 14-02-2017 em Cultiva a leitura apresentado em reabertura da biblioteca